Considerações sobre o curso de francês

Depois de quase três meses de curso na France Langue, acho que já me sinto em condições de fazer uma avaliação. Escolhemos esta escola por ser a mais barata com o selo FLE, e por isso uma das instituições aceitas pelo Consulado da França em São Paulo para conceder o visto de estudante. É evidente que aprendi muito neste período, já que hoje consigo me comunicar com mais facilidade e a compreensão oral também avançou bastante.

Mas como nada nesta vida é perfeito, o curso tem alguns problemas. O primeiro é a falta de organização da própria escola. Para atingirmos as 20 horas semanais exigidas para conseguir o visto, temos 3 ateliês complementares às aulas, com duração de 1h30 cada. A forma como esses ateliês são ensinados acabam tornando-os bastante inúteis. Os conteúdos simplesmente não conversam com o que aprendemos em classe e pessoas de níveis diferentes vão parar na mesma turma — imagino que outras salas estejam lotadas e elas sejam jogadas lá.

As salas são realmente pequenas para a quantidade de alunos que recebem (entre 15 e 18), isto na unidade que estudamos, Léonard de Vinci (a sede), mas existem outras três.

No geral, os professores são bons e possuem conhecimentos em várias línguas, o que facilita quando você está com alguma dúvida que não pode ser perguntada apenas em francês. Só me incomoda muito o fato de não sermos avaliados de nenhuma forma, eles seguem o conteúdo do livro Alter Ego (usado pela Aliança Francesa) e beleza. Se você ficou para trás em algum tópico, nunca vai descobrir.

Para quem quer imergir na cultura francesa, há diversos encontros e passeios antes e depois das aulas, em que além de conhecer pontos turísticos ou lugares curiosos de Paris — obviamente — só se fala francês. Um professor sempre acompanha os interessados nestes passeios.

Ah, se você busca um lugar para fugir de brasileiros, a France Langue não é o mais indicado. Nós somos a segunda nacionalidade com maior número de alunos na escola, só perdendo para os japoneses (eu diria asiáticos em geral), claro.

Aula na sala da Aliki

Festinha de recepção

 

Despedida da minha professora, que saiu de férias

6 pensamentos sobre “Considerações sobre o curso de francês

  1. Olá meninas, tudo bem ?

    Estava esperando por esse post :)

    E tenho que dizer que adorei a sinceridade das informações (assim como em todos os posts claro), afinal é super importante pra quem ainda ficou desse lado do oceano e está pensando seriamente em fazer o mesmo !! No meu caso, eu já estudo francês sozinha há 2 anos, viajei para Paris e pensei que a minha obsessão por essa cidade iria acabar, mas foi pior: aumentou ainda mais hahaha Pensei então em estudar francês aí, assim poderia aprender de verdade e ainda conhecer tudo com calma, com toda a calma do mundo ….

    A principio queria ficar 6 meses, mas graças ao blog de vcs acabei descobrindo que para conseguir o visa de estudante é necessário a carga minima horária de 20h semanais, o que para mim em termos financeiros se torna impossível, e além do mais eu não quero ficar tão presa no curso, no máximo quero um curso noturno, que é somente 4 horas semanais, donc nada de visa hahaah

    Em relação a escola, sim quero muito fugir da brasileirada !!! e pelas fotos também vejo que é um pessoal mais jovem que frequenta, é isso? nada contra imagina, mas já sou mais véinha sabe? hehehe

    Estava quase decidida em fechar com a Aliança Francesa, mas li no blog “Surtando em Francês” (que é muito legal por sinal) um escola chamada L’Atelier 9 e realmente parece mais adequada ao meu perfil, ainda que eles oferecem além das habitações em casa de familia (que eu to fora), também tem a opção de morar em studios (meu sonho!)….

    Do mais continuo acompanhado direto o blog de vcs e adoro, parabéns !

    À bientôt ;)

    bjos

    • Vânia,

      Conheço esse blog e a escola em que ela estudou me pareceu mesmo interessante! Apesar disso, na minha sala tem uma senhora de 76 anos e a idade média dos alunos fica em torno dos 30 (apesar da cara de baby da galera).

      Se você pretende ficar pelo menos três meses aqui acho que vale muito a pena fazer um curso, senão eu penso que você acaba meio que não tendo tempo de aprender nada!

      Fiz esse post para você mesmo, nossa leitora mais fiel! ;)

      Beijos

  2. Ah, que bacana ter um feedback sobre a France Langue! Me matriculei para dois trimestres lá, iniciando em janeiro, mas agora me bateu uma ultra dúvida. Só posso requerer o visto daqui a uns dois meses (consulado de merde, me deixe resolver minhas coisas com antecedência, oras!), mas não sei qual a duração do visto que eles devem me dar… minha dúvida é quanto à renovação do visto, pois quero continuar na França e fazer um master, e parece que se o visto for inferior a 6 meses eu teria que voltar ao Brasil pra renovar… cêis sabem se isso procede? Já deram entrada no processo de renovação? O visto foi pra 6 meses, né?

    • Rayane,

      Tudo depende de qual é a sua circunscrição consular. Em São Paulo, a responsável pelo setor de vistos só dá pelo período em que o curso está pago. Nós tiramos visto de seis meses, mas demos uma choradinha para ele ser renovável, justamente por esse motivo. Ele vence em janeiro e conseguiremos, sim, renovar por aqui (inclusive já agendamos a renovação para dezembro).

    • Rayane, a Gabi não disse, mas vale lembrar que tem brasileiros da minha sala com visto de 6 meses não renovável, então é melhor vc deixar bem claro que quer renovar e ver se a querida Solange vai te dar! Hahaha

  3. Olá !
    Obrigada pelo leitora fiel, é que eu me identifiquei muito com a trajetória de vcs.

    Ah então tem alunos na faixa dos 30 ! (isso eu me identifico) Com cara de baby ainda? (isso eu totalmente me identifico hahaha)

    Bjos! Até mais :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s