Entrevista no Consulado da França – Parte 3 (e última!)

Hoje foi a minha vez de retornar ao Consulado da França em São Paulo para tirar (ou não) o visto de estudante para curso de francês. Se você chegou agora e não sabe do perrengue que passamos, tudo está descrito com detalhes nas partes 1 e 2.

Como a Aliki foi cobaia na terça-feira, não tive problemas. O esquema era o mesmo: checar documentos com o Rafael (um pouco simpático) e pegar o visto efetivamente com a adorável (só que não) Solange. Como de costume, minha entrevista estava marcada para às 9h15, mas só me chamaram quase uma hora depois.

Rafael olhou meus documentos bem por cima – o que não significa que devemos ignorar as recomendações e não levar todos os papéis solicitados. Logo lembrou que meu caso era igual ao da Aliki, não perguntou mais nada e me mandou para a Solange.

Ao contrário de tudo o que li em blogs sobre estudar na França e da experiência que a Aliki teve, a mulher foi a pessoa mais simpática do universo comigo! O ápice foi na hora de tirar a foto para o visto. Nunca sorrio em fotos, porque odeio. Então a Solange pediu para eu me ajeitar e mandou: “dá um sorrisinho de Monalisa pelo menos”. Continuei com a minha cara de sempre. “Poxa, nem parece que você está indo pra França! Dá um sorriso de Monalisa!” No final, até me mostrou a foto. Saí de cara amarrada, pra manter a tradição.

Ou seja, Solange pode não ser o bicho-papão do consulado. Não sei se porque era sexta-feira ou se ela estava mesmo feliz, mas fica a dica para agendar entrevista mais para o fim da semana! hahaha

Dia 28/5 é só ir buscar o passaporte no consulado! Viajamos na madrugada do dia 11 para o dia 12 de junho.

6 pensamentos sobre “Entrevista no Consulado da França – Parte 3 (e última!)

  1. Olá, leio o blog pq me ajudou a conter minha ansiedade diante de tudo.Quanto tempo demorou pra chegar o seu visto?eu ainda espero o meu, que é de um ano aliás…eu não tive entrevista no consulado pq fiz a entrevista pelo campus france…eles não me perguntaram nadinha…só disseram que tava tudo certo…mas to ansiosa…louca aqui pra ter meu passaporte de volta! :D
    BJUS

    • Oi Pollyana, que legal que o blog tem te ajudado, a nossa intenção é contar as nossas experiências para que fique mais fácil para todo mundo! Estranho você não ter passado pelo consulado, eu tive que fazer as duas etapas! Mas enfim, o visto demora 1 mês para ficar pronto, bem rapidinho!
      Boa sorte! Nos vemos em breve?!

      • Oi Aliki, passei pelo embaixada sim…mas não teve uma entrevista propriamente dita(me expressei mal anteriormente)…pelo menos não aquilo que eu imaginava…perguntas e mais perguntas etc.Eles apenas apanharam meus dados, minhas fotos, verificaram meu documentos, disseram que ta tudo certo e me deram o papel para dar ao ofício da polícia Francesa quando eu chegar…pra fazer exames etc.Bom achei muito rápido na embaixada…eu estou agora esperando o prazo que eles me deram…mas ainda não chegou, moro no Pará e as coisas aqui são bem demoradas…tenho que buscar tudo no consulado daqui, mas nada foi fácil até agora…um processo lento e mais lento fica quando eu preciso do correio…Só sei que mandaram eu esperar o meu passaporte com o visto chegar aqui, que fizeram recomendações como agir quando chegar na França..espero…A ansiedade me corrói!!!hehehehe
        creio que nos veremos sim…bjinhos

      • A ansiedade é difícil de segurar mesmo, e quanto ao passaporte… bom, as coisas são demoradas no Brasil mesmo, só nos resta esperar, né? Se precisar de alguma coisa quando estiver por aqui é só gritar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s