Primeiros passos

Estamos bem ausentes do blog, mas a vida não está fácil para ninguém. Apesar disso, não poderíamos deixar de registrar o primeiro grande passo para os estudos na França, que será dado ainda nesta semana.

Vamos, finalmente, nos inscrever no curso de francês (antes era cedo demais, diziam as escolas), na Aliança Francesa. Depois, é só começar a preencher a papelada da Campus France e torcer pra dar tudo certo com o visto.

O curso está programado 18 de junho de 2012, mas o consulado costuma deixar a validade do visto começando pelo menos com uma semana de antecedência – vai um pouco da sorte, já vi gente falando que chegou na França um ou dois dias antes do curso.

Como na Aliança os valores são absurdos, depois vamos trocar pela Campus Langues, uma das escolas mais baratas que encontramos em Paris.

Dica

Para quem procura informações práticas sobre a vida na França, recomendo a comunidade Brasileiros na França, do Orkut (é, ele ainda existe). Os membros são bem atenciosos e costumam tirar dúvidas sobre diversos assuntos.

3 pensamentos sobre “Primeiros passos

  1. Oi Gabriella, estou procurando um curso que me possibilite receber o visto de mais de seis meses. Gostaria de fazer o Campus Langue por causa do preço, mas sei que não é reconhecido. Como você fará para trocar o curso depois? Obrigada. Simone

    • Simone, segundo me disseram na comunidade do Orkut Brasileiros na França, quando você chega lá eles não te dão mais uma carte de sejour, só colam uma filipeta (que representa a sua permissão para ficar no país) no passaporte. Por isso, em nenhum momento você precisa mostrar para eles qual o curso que escolheu. O que me recomendaram lá, e eu já decidi fazer, é matricular-se na Aliança Francesa de Paris, pagar a taxa de inscrição deles (135 euros) e conseguir a carta de pré-inscrição. Durante seu processo para conseguir o visto, é isso que interessa para eles. Chegando na França você cancela o curso na Aliança e vai fazer a inscrição no Campus Langues, sem nenhum problema, porque a exigência do selo FLE nos cursos de francês é válida somente aqui no Brasil, lá na França não faz diferença, só é preciso que o curso seja de 20 horas.

      Não sei se ficou claro, qualquer dúvida pode perguntar de novo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s