Passo a passo da cidadania italiana

Para quem acha que é super complicado e por isso nunca pensou em se tornar um cidadão europeu, eu e Aliki decidimos fazer um passo a passo da cidadania, tirada na Itália, para facilitar a vida:

1) O primeiro passo é descobrir se há algum italiano em sua linhagem. Ao contrário do que é dito, pode ser tataravô que não tem problema. Depois é só conseguir a certidão de nascimento, casamento e óbito do “antenato” (aquele que vai transmitir a cidadania italiana) até você.

Exemplo

Meu bisavô (pai da minha avó materna) é italiano. Preciso das seguintes certidões: bisavô > avó > mãe > eu.

*Lei de 1948 – Antes de 1948, mulheres não podiam transmitir a cidadania italiana a seus filhos, porque não tinham os mesmos direitos que os homens na Itália. Portanto, a mulher só passa a cidadania italiana para os filhos, caso eles tenham nascido DEPOIS de 1948.

2) Após muita conversa com familiares, é preciso descobrir onde nasceu seu antenato. É muito comum que os parentes saibam a província e não o comune (tipo o município) de nascimento do nonno.

Quando descobrir, envie uma carta ao Sindaco (prefeito) do comune, pedindo a certidão de nascimento. Caso ele tenha se casado na Itália, também é preciso pedir a certidão de casamento.

3) Com todas as certidões em mãos, leve ao consulado para tradução juramentada. Lá eles também dão um carimbo, necessário para apresentar os documentos na Itália.

Depois, é só partir! Deixo aqui o link do melhor blog sobre o assunto que encontrei, o Minha Saga. Lá tem muito mais detalhes, que com certeza ajudarão na busca da cidadania.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s